LASEM - (303) Laboratório de Sistemas Embarcados

Labs   >   nPITI   >   LASEM

Sobre

O LASEM é um laboratório dedicado ao desenvolvimento de hardware e software para sistemas embarcados. Nele são desenvolvidos sistemas, ferramentas e metodologias que possibilitem a concepção de sistemas embarcados com elevado grau de confiabilidade e inovação.

Objetivo

Os objetivos estão direcionados para a geração de novos produtos eletrônicos de alta tecnologia para serem utilizados nas diversas áreas do conhecimento. Para isso, o LASEM se integra ao Instituto Metrópole Digital (IMD) e aos demais laboratórios do Núcleo de Pesquisas e Inovação em Tecnologia da Informação (NPITI), bem como através de parcerias com empresas Norte-Rio-Grandenses, nacionais e internacionais, na busca da geração de novos conhecimentos, registros de patentes, desenvolvimento de protótipos e publicações tecnológicas e científicas.
Especificamente pretende-se estudar, projetar, implementar e analisar sistemas embarcados à nível de transferência de registradores ebaseados em microcontroladores e em circuitos reprogramáveis (FPGA), integrando sistemas operacionais em tempo real e plataformas para o desenvolvimento de circuitos integrados digitais.

Missão

A missão do LASEM (Laboratório de Sistemas Embarcados) é capacitar e captar pesquisadores para a área (ensino médio, superior e pós-graduação) e realizar pesquisas em sistemas embarcados focadas no desenvolvimento do polo tecnológico do Rio Grande do Norte.

Infraestrutura

Área destinada ao LASEM: 
6,0 m x 8,40 m.
Mobiliáriodefinido em projeto:
Três armários altos; vinte armários suspensos; vinte e uma cadeiras giratórias tipo digitador; vinte mesas tampo reto (1,20 m x 0,60 m x 0,70 m); duas mesas tampo reto (1,60 m x 0,60 m x 0,70 m); uma bancada de trabalho (6,00 m x 0,70 m).
Equipamentos definidos em projeto:
Um split (18.000 BTUs); um split (24.000 BTUs); dois no-breaks (3 kVA), um switch de borda nível 2;vinte notebook tipo II.
Equipamentos em contrapartida da base de pesquisa:
Seis kits para desenvolvimento de projetos com microcontroladores; seis kits para desenvolvimento de projetos com DSPs; seis kits para desenvolvimento de projetos em FPGA; dois osciloscópios digitais; duas fontes DC, dois geradores de sinais.

Contexto

O LASEM tem por prioridade aumentar a capacitação em sistemas embarcados dos alunos de graduação e dos alunos de pós graduação do mestrado profissionalizante do IMD (caso este seja aprovado). Este aumento da capacitação na área de sistemas embarcados permitirá aos profissionais formados a assumir novos desafios tecnológicos e a empreender novas empresas tecnológicas, contribuindo expressivamente para o aumento e melhoria do parque tecnológico do Rio Grande do Norte e regiões vizinhas.
O IMD,onde se insere o nPITI, no qual está o LASEM, é um instituto criado com a finalidade de alavancar o desenvolvimento tecnológico do estado do Rio Grande do Norte através de várias ações, onde se destacam a formação técnica de jovens talentos, um curso de graduação e uma incubadora de empresas com foco em desenvolvimento de produtos e serviços relacionados com tecnologias de informação, com ações que visam iniciar e impulsionar a criação de um parque tecnológico no estado que hoje carece de empresas e profissionais que possam desenvolver produtos e serviços inovadores de acordo com as demandas regionais.
Através do programa de Mestrado Profissional em Sistemas Embarcados e Microeletrônica, pleiteado pelo IMD,o LASEM buscará intensificar a cooperação entre Universidade e empresas consolidadas ou em fase de incubação, focado no desenvolvimento de pesquisas, técnicas e produtos que tenham sinergia com necessidades de empresas e indústrias. Espera-se com isto, levar contribuições significativas do ambiente acadêmico diretamente para o mercado via empresas.
Em suma, o LASEM será um dos laboratórios do nPITIcom visão de desenvolver novos produtos, processos e capacitar novos pesquisadores em sistemas embarcados, integrado ao programa de mestrado profissional em sistemas embarcados, proposto pelo IMD, e com forte ligação com a ênfase de sistemas embarcados do bacharelado em tecnologia da informação (BTI). Enfim, o LASEM almeja se unir aos esforços do IMD no desenvolvimento do polo tecnológico do Rio Grande do Nortee em impulsionar o desenvolvimento da inovação tecnológica na UFRN.

Sala

303

Projetos

S-Garden NET

01/08/2016 - 31/07/2017

Circuito integrado para máquinas automáticas de montagens de placas eletrônicas

01/08/2016 - 31/07/2017

Desenvolvimento de base de algoritmos de processamento de imagens para sistemas embarcados.

01/08/2016 - 31/07/2017

Sistema inteligente para bicicletas (smart bykes)

01/08/2017 - 31/07/2018

Desenvolvimento de uma plataforma para aplicações de visão computacional

30/10/2017 - 29/10/2018

Coordenadores

Samaherni Morais Dias

Docente

Discente de Graduação

Alisson Câmara Dias de Sousa

Alysson Paulo Holanda Lima

André Bezerra de Freitas Diniz

Andrés Antonio Alvarado Rojas

Bianor Galdino de Lima Neto

Caroline Pereira da Nóbrega

Daniel Silva de Souza

Emerson Matheus Dantas Clementino

Felipe Omar Câmara da Silva

Felipe Xavier de Albuquerque

Fellipe Augusto Araújo Leandro

Fernando Chalita Cavalcanti Mansur

Francisco Assis de Sousa Júnior

Gérfesson Santos Nóbrega

Gustavo Henrique Farias Bezerra

Ingrid Rafaelle Ehrich Silva

João Bezerra da Rocha Neto

João Paulo de Sousa

João Vitor Rafael Chrisóstomo

Lucas Câmara Dantas Bezerra

Matheus Castro Faria

Nilo de Almeida Medeiros

Paula Costa do Valle Gondim

Sidnei Araújo Júnior

Tales de Medeiros Vieira

Tonny Kentenich de Nilde Sousa

Ururaí de Campos Guimarães Filho

Victor Paiva de Oliveira

Discente de Mestrado

Alex Carlos Rodrigues Alves

Helio de Sousa Peres

Wellington Rodrigues de Oliveira