LARS - (301) Laboratório de Robótica e Sistemas Dedicados

Labs   >   nPITI   >   LARS

Sobre

A missão do laboratório é formar recursos humanos e desenvolver pesquisa, extensão e inovação na área de robótica. O laboratório tem como objetivo o desenvolvimento de projetos de pesquisas, produtos tecnológicos e formação de recursos humanos, visando os sistemas robóticos autônomos e sistemas em tempo real dedicados a usos específicos. Pretende-se atender à demanda por equipamentos específicos necessários à realização das pesquisas envolvendo robôs e outros sistemas dedicados surgidos no nPITI. As principais áreas de atuação do laboratório são: navegação autônoma, manipulação e visão robótica, arquiteturas de software/hardware embarcadas, sistemas em tempo real, protocolos de comunicação, controle de movimento, arquiteturas de controle, sensoriamento e fusão de sensores e de sinais de controle.

Objetivo

O laboratório tem como objetivo o desenvolvimento de projetos de pesquisas, produtos tecnológicos e formação de recursos humanos, visando os sistemas robóticos autônomos e sistemas em tempo real dedicados a usos específicos. Pretende-se atender à demanda por equipamentos específicos necessários à realização das pesquisas envolvendo robôs e outros sistemas dedicados surgidos no nPITI. As principais áreas de atuação do laboratório são: navegação autônoma, manipulação e visão robótica, arquiteturas de software/hardware embarcadas, sistemas em tempo real, protocolos de comunicação, controle de movimento, arquiteturas de controle, sensoriamento e fusão de sensores e de sinais de controle.

Missão

A missão do laboratório é formar recursos humanos e desenvolver pesquisa, extensão e inovação na área de robótica.

Infraestrutura

Este laboratório de pesquisa dispõe de equipamentos específicos necessários à realização das pesquisas envolvendo robôs. Atualmente dispõe de duas plataformas robóticas móveis dotadas de diversos sensores (sonares, Kinect, etc.), um helicóptero quadrirrotor autônomo, um exoesqueleto róbótico para os membros inferiores, um braço manipulador robótico e frota de mini-robôs móveis, além de sistema de visão global. Dispõe também de equipamentos eletrônicos de bancada e ferramentas mecânicas diversas para desenvolvimento de protótipos.

Contexto

A linha de pesquisa em Robótica,no âmbito do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vem sendo consolidada ao longo dos últimos anos, tendo formado um bom número de doutores, mestres e graduados nesta área. Dentro deste contexto, oriundo do grupo de pesquisas em Sistemas Inteligentes, em 2006, foi criado o grupo de pesquisas em Robótica e Sistemas Dedicados, assim como o Laboratório de Robótica, no âmbito do DCA/UFRN. 

Os pesquisadores da área vêm desenvolvendo pesquisas nas quais se incluem, dentre outras, o projeto e desenvolvimento de sistemas robóticos; desenvolvimento de técnicas, metodologias e algoritmos de controle e identificação de robôs móveis e manipuladores robóticos; metodologias e técnicas de auto-localização e mapeamento; técnicas e arquiteturas para fusão de sensores e controladores; técnicas de processamento de imagem, servo visão e visão robótica; metodologias de aprendizado de máquina para agentes autônomos; controle de robôs humanóides; técnicas de verificação formal; etc. Neste contexto, os pesquisadores desta linha de pesquisa vêm publicando regularmente em veículos de divulgação científica nacionais e internacionais e participando de eventos científicos da área no Brasil e no exterior. Destaca-se também a participação do grupo em competições de futebol de robôs no Brasil, atividade esta que tem contribuído para a formação extracurricular de alunos de graduação em Engenharia de Computação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica da UFRN. Os pesquisadores da área também têm ativamente buscado recursos nos órgãos de fomento, tendo aprovado projetos que permitiram a aquisição de equipamentos necessários às pesquisas em desenvolvimento. 

Os pesquisadores da área vem participando ativamente da formação de recursos humanos em robótica, ministrando regularmente as disciplinas da área de Robótica, nos curso de Graduação em Engenharia de Computação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, assim como nos cursos de Mestrado de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. O grupo também interage com o IFRN, cooperando na formação na área de robótica de alunos do curso técnico em mecatrônica dessa instituição, através de projeto para motivação de alunos do ensino médio para a área das engenharias (Chamada CNPq/VALE S.A N° 05/2012 - FORMA-ENGENHARIA).

Sala

301

Projetos

Esse laboratório não possui nenhum projeto associado.

Coordenadores

Adelardo Adelino Dantas de Medeiros

Pablo Javier Alsina

Docente

Marcelo Borges Nogueira

Discente de Graduação

André Henrique Mendes Bezerra

Brevik Rafael Ferreira da Silva

Camila Wanderley da Costa

Deborah Medeiros do Nascimento

Elitelma da Silva Souza de Araújo

Gabriel Nogueira da Silva Dantas

Luiz Carlos Abbott Galvão Neto

Mateus Rodrigues de Morais

Matheus Emmanuel Pereira Fernandes

Matheus Wenzel Moreira

Ururaí de Campos Guimarães Filho

Vanessa Gabriela de Souza Moraes

Wysterlânya Kyury Pereira Barros

Discente de Mestrado

Daniel Henrique Silva Fernandes

Deyvid Lucas Leite

Fernando Murilo Silva da Costa

Francisco Hélio da Cunha Júnior

Kássio Janielson da Silva Eugênio

Lucas Abreu Cardoso dos reis

Maurício Rabello Silva

Discente de Doutorado

Diego da Silva Pereira

Luís Bruno Pereira do Nascimento

Nicholas de Bastos Melo