LASID - Laboratório de Sistemas Distribuídos

Labs   >   SETE   >   LASID   >   Sobre

Sobre

  1. O LASID, criado em janeiro de 2014, é um laboratório de pesquisa e desenvolvimento de soluções para melhorar as atuais ou criar novas técnicas, métodos e ferramentas adotadas pelos sistemas computacionais distribuídos, principalmente sistemas baseados em nuvens computacionais, sistemas móveis, sistemas ubíquos e cidades inteligentes. Dentre os objetivos do LASID, vale a pena citar: (i) investigar e desenvolver soluções para os atuais problemas (desafios) da área; (ii) formar novos pesquisadores na área, incluindo alunos de graduação, mestrado e doutorado; (iiii) integrar empresas incubadas no INOVA Metrópole nos projetos do laboratório; e (iv) apoiar atividades do MPES.

    O laboratório oferece vagas de bolsas corriqueiramente para estudantes dos cursos de graduação em Bacharelado em Tecnologias da Informação, Ciências da Computação, Engenharia da Computação e Engenharia de Software. Além disso, de acordo com os projetos hospedados no laboratórios, historicamente temos oferecido bolsas também para alunos de outros cursos, como por exemplo, Bacharelado em Ciências e Tecnologia, Turismo e Design. O LASID oferece ainda vagas de bolsas para alunos de mestrado e doutorado de programas como o Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPgSC) e o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Software (PPgSW). 

Objetivo

Contribuição para o IMD

O LASID visa contribuir com a formação dos alunos dos cursos de graduação e pós-graduação supracitados. Do ponto de vista de projetos, os projetos listados abaixo visam criar ou melhorar técnicas e metodologias de desenvolvimento de soluções de sistemas distribuídos. O laboratório foca, principalmente, em temas ligados à nuvens computacionais, sistemas móveis e/ou ubíquos e cidades inteligentes. Além disso, os membros do laboratório têm contribuído com aspectos administrativos do IMD. Por exemplo, os Professores Frederico Lopes e Carlos Eduardo foram até recentemente coordenadores do PPGSW, programa de pós-graduação strictu senso do instituto. Além disso, Os Professores Frederico Lopes e Nélio Cacho coordenam o Smart Metropolis, projeto de grande importância estratégica do IMD. O Prof. Nélio Cacho é membro do Conselho de Desenvolvimento Acadêmico do IMD. Por fim, o Prof. Carlos Eduardo participou ativamente do planejamento e concepção do Data Center do IMD. Outra contribuição importante para o IMD foi a formação de mão de obra especializa em tecnologias de nuvem, que hoje atua na operação da nuvem computacional oferecida pelo IMD. 

  • As disciplinas diretamente apoiadas pelos membros do laboratório são:
    • o IMD0040-Linguagem de Programação II 

      o Arquitetura de Software

      o Design de Software

      o Programação Distribuída

      o Processos de Software

      o IMD0409 - Desenvolvimento de Sistemas Web II 

      o DIM0501 – Boas Práticas de Programação


      Missão

      Esse laboratório não possui missão cadastrada.

      Infraestrutura

      Esse laboratório não possui infraestrutura cadastrada.

      Contexto

      Esse laboratório não possui contexto cadastrado.