GEd - Laboratório de Pesquisa em Games e Educação

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Sobre

O laboratório de games e educação tem como objetivo realizar pesquisas visando promover inovação em capacitação, desenvolvimento e uso de games, especialmente no setor educacional

Objetivo

O laboratório de games e educação tem como objetivo realizar pesquisas visando promover inovação

em capacitação, desenvolvimento e uso de games, especialmente no setor educacional. Dentre as linhas

de pesquisa trabalhadas, pode-se citar: tecnologias de desenvolvimento de jogos digitais; games

adaptativos; games e mobilidade; coleta, análise e mineração de dados provindos de games;

gamificação; linhas de produção de games; formação de mão de obra em games; processos de game

design; uso de games no ensino de programação e na educação básica e superior. O laboratório conta

com a participação de profissionais e alunos do ensino médio, técnico e graduação, de diferentes

formações (computação, design, game design, pedagogia, etc.), além de estudantes de mestrado e

doutorado. O laboratório possui ainda parceria com empresas locais no desenvolvimento de tecnologia

de games voltada para o setor educacional. 

Missão

Esse laboratório não possui missão cadastrada.

Infraestrutura

  • Mobiliário: O laboratório disponibiliza atualmente os seguintes móveis: mesas para computadores com cadeiras, mesa comum com cadeiras, móvel para televisor e consoles, armários para equipamentos pequenos (tablets, smartphones, sensores Kinect, entre outros dispositivos).

  • Equipamentos e tecnologias: O laboratório disponibiliza atualmente os seguintes equipamentos: console Playstation 4, console Xbox One, codificador de vídeo, Smart TV 3D 48", smartphones (Android, iOS, Windows Phone), tablets (Android, iOS), computadores workstation com monitores e nobreaks, mesas digitalizadoras, sensores Kinect, pulseiras para captura de movimentos do braço. Além dos equipamentos já adquiridos, ainda estão previstas algumas futuras aquisições de equipamentos através de novos projetos a serem aprovados: óculos de realidade virtual (Rift, VR Gear), interface para captura de movimentos do corpo, e interface para captura de sinais cerebrais. Além disso, também está previsto a aquisição de equipamentos (a serem definidos) que permitam oferecer uma melhor segurança ao laboratório. 

Contexto

Contribuição para o IMD

  • Alunos do ensino básico com melhor desempenho nos projetos aplicados nas escolas podem ser atraídos para participar dos cursos técnicos e de graduação do IMD, sendo assim um mecanismo de despertar vocacional e de identificação de talentos.

  • Games adaptativos a serem desenvolvidos para o ensino de matemática e lógica de programação podem ser utilizados nos cursos técnicos e de graduação do IMD.

  • Soluções aplicadas no desenvolvimento de games adaptativos para o ensino de lógica de programação podem ser utilizadas nos cursos técnicos e de graduação do IMD, bem como nas disciplinas de nivelamento de matemática do ensino médio.

  • Espera-se desenvolver plataforma para se realizar olimpíadas de conhecimento baseada em games no ensino médio e final do fundamental, de forma a atrair alunos para o ensino técnico.

Apoio a disciplinas específicas

Apoio a alunos de disciplinas de jogos digitais e de tecnologias educacionais do BTI, BCC, PPgSC e PPgSW.

Apoio a ações específicas do IMD

Apoio na realização do:
o Encontro Potiguar de Jogos, Entretenimento e Educação (EpoGames);
o Movimento Internacional da Hora do Código;
o Workshop de Jogos Digitais do RN (WJogos-RN);
o Workshop de Programação de Jogos Digitais no Ensino Básico (WPJDEB).

  • Interação com empresas atualmente (ou que já foram) pré-incubadas no IMD (Gamelógica Tecnologia e Gamedu Tecnologia).

  • Interação com empresas de informática do mercado (Lógica Treinamentos)