ForAll - Formal Methods and Languages Laboratory

Labs   >   SETE   >   ForAll   >   Sobre

Sobre

The Formal Methods and Research Laboratory (ForAll) is a research group of the Department of Informatics and Applied Mathematics (DIMAp) from Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). It was created in October 2008 and is being formally registered to Brazilian's National Center for Research and Development (CNPq).


ForAll develops research on formal languages and techniques for the specification, design and verification of software and hardware. Specific lines of research include:


rigorous model-based design;

refinement strategies and tactics;

satisfiability modulo theory solvers;

verification of web service compositions;

automatic code generation.


The members of the ForAll group are associated to INES, the Brazilian National Institute of Science and Technology for Software Engineering.


The laboratory provides internships and grants to students from UFRN's Doctoral Course in Computer Science and Master Course in Systems and Computing delivered within the Graduate Program in Systems and Computing (PPgSC), and undergraduate courses in Computer Science (CCC), Computer Engineering (EngComp) and Software Engineering.


Key technologies: the B method, CSP, Circus, SMT solver. 

Objetivo

  1. O Formal Methods and Languages Laboratory (ForAll) foi criado em outubro de 2008 e está registrado no Centro Nacional de Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq). O ForAll desenvolve pesquisa sobre linguagens formais e técnicas para a especificação, design e verificação de software e hardware. Linhas específicas de pesquisa incluem:

    • Projetos rigorosos baseados em modelos;

    • Estratégias de refinamento e táticas;

    • Verificação de composições de serviços web;

    • Geração automática de código. 

Missão

Contribuição para o IMD

O ForAll visa contribuir com a formação acadêmica dos alunos do Bacharelado em Tecnologia da Informação (ênfases Ciência da Computação e Engenharia de Software), assim como dos alunos da Pós-Graduação em Sistemas e Computação. Do ponto de vista de projetos, os projetos listados abaixo visam a criação de metodologias e técnicas que podem vir a ser usados no desenvolvimento de produtos dentro do âmbito do IMD. Por fim, a contribuição de membros do laboratório com os aspectos administrativos do IMD também é notória. Atualmente, o Prof. Marcel Oliveira, coordenador do laboratório, desempenha o papel de Coordenador de Cursos Técnicos do IMD, Diretor Adjunto de Educação do IMD, Presidente da Comissão de Progressão Funcional do IMD, Tutor de três Professores do IMD em Estágio Probatório, Membro do Colegiado do Curso de Engenharia de Software, e Membro do Conselho de Desenvolvimento Acadêmico do IMD. Além disso, o professor também participa do Programa Talento Metrópole desempenhando a função de tutor. Em seu planejamento, o professor pretende continuar desempenhando estas funções pelos prazos determinados legalmente. 

Infraestrutura

Esse laboratório não possui infraestrutura cadastrada.

Contexto

Os membros do grupo ForAll estão associados a INES, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software. O laboratório oferece estágios e bolsas para estudantes do Curso de Doutorado da UFRN em Ciência da Computação e Mestrado em Sistemas e Computação entregues dentro do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPgSC), e cursos de graduação em Ciência da Computação (CCC) e Engenharia da Computação (Engcomp).