CASE Lab - Collaborative and Automated Software Engineering Laboratory

Labs   >   SETE   >   CASE Lab   >   Sobre

Sobre

O CASE Lab é composto por professores doutores, alunos de doutrado, mestrado e doutorado do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) e do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O site oficial do laboratório e grupo de pesquisa está disponível aqui: http://caseufrn.github.io/index

O Laboratório  Collaborative Automated Software Engineering (CASE Lab) objetiva o desenvolvimento de métodos, técnicas e ferramentas para a engenharia e evolução de sistemas e linhas de produto de software de larga escala. Ele promove o desenvolvimento de projetos de desenvolvimento inovadores e pesquisas científicas que representem avanços para o estado-da-arte em engenharia de software, buscando sempre o uso de técnicas automatizadas, tais como, desenvolvimento generativo, mineração de repositórios de software e ferramentas de análise de degradação arquitetural e do código. Além disso, seus projetos e pesquisas têm sempre focalizado o estudo, compreensão e resolução de problemas reais de engenharia de software enfrentado por empresas de software. 



Objetivo

O CASE Lab objetiva o desenvolvimento de métodos, técnicas e ferramentas para a engenharia e evolução de sistemas e linhas de produto de software de larga escala.  Ele promove o desenvolvimento de projetos de desenvolvimento inovadores e pesquisas científicas que representem avanços para o estado-da-arte em engenharia de software, buscando sempre o uso de técnicas automatizadas, tais como, desenvolvimento generativo, mineração de repositórios de software e ferramentas de análise de degradação arquitetural e do código. Além disso, seus projetos e pesquisas têm sempre focalizado o estudo, compreensão e resolução de problemas reais de engenharia de software enfrentado por empresas de software.

Missão

A missão do Laboratório Automated Software Engineering (ASE Lab) é avançar o estado-da-arte de métodos, técnicas e ferramentas automatizadas para o desenvolvimento e evolução de sistemas de software de larga escala, através do desenvolvimento de projetos científicos e de desenvolvimento inovadores em cooperação com empresas da área de tecnologia de informação e comunicação (TIC). 

Infraestrutura

  • Espaço Físico: Disponibilidade de 8 baias de trabalhos a serem revezadas entre os

    membros

  • Mobiliário: Necessidade de compra de cadeiras modernas para trabalho.

  • Equipamentos e tecnologias: Computadores desktop atuais tem sido suficientes. 

Contexto

Contribuição para o IMD

  • Contribuição para o IMD na formação/especialização de profissionais de engenharia de software, através do desenvolvimento de projetos científicos e de inovação, nas seguintes áreas: arquitetura e projeto de software, padrões de software, engenharia de linhas de produto de software, mineração de repositórios de software, desenvolvimento generativo, desenvolvimento orientado a modelos, etc.

  • Contribuição na formação de alunos e profissionais junto aos: (i) cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPGSC); (ii) curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Softwave (PPGSW); (iii) cursos de graduação oferecidos pelo Instituto Metrópole Digital

  • Desenvolvimento de projetos de desenvolvimento e científicos com empresas do Rio Grande do Norte, dentre as quais, SINFO, E-SIG, Dataprev e TRE

Apoio a disciplinas específicas

  • Engenharia de Sistemas Web (graduação BTI/BES)

  • Engenharia de Software (mestrado/doutorado PPGSC)

  • Engenharia de Linhas de Produto de Software (mestrado/doutorado PPGSC)

  • Padrões de Projeto (graduação BTI/BES/BCC, especialização)

  • Projeto Detalhado de Software (graduação BTI/BES/BCC)

  • Arquitetura de Software (mestrado profissional PPGSW)

  • Testes de Software (mestrado profissional PPGSW)

  • Manutenção de Software (graduação BTI/BES/BCC)

Apoio a ações específicas do IMD

  • Interação com empresas spin-off do IMD (no momento atuação junto a SigSoft)

  • Interação com empresas de informática (atualmente interagindo com Dataprev)